Font Size

SCREEN

Profile

Layout

Menu Style

Cpanel
         
Esqueceu usuário ou senha? Solicite via email no adm@asaesc.org

HISTÓRICO ASAESC

A Associação dos Assistentes de Educação do Estado de Santa Catarina tem sua origem na necessária e urgente busca pela valorização, em um primeiro momento, financeira da categoria.

 

Foi em meados de 2009 que a busca pelos direitos dos Assistentes de Educação começou a se difundir pelo Estado através de um grupo formado na regional de Criciúma e liderado pela Assistente de Educação Amábele Tavares Bonadeu, o qual tinha por objetivo naquele momento rever o texto de um projeto de Lei que encontrava-se em análise na Assembléia Legislativa do Estado. O referido projeto concederia uma gratificação de 30% para categoria. O motivo inicial era pressionar os deputados visto que se o texto fosse votado como estava no projeto original, os AEs receberiam os 30% de gratificação, porém perderiam os 25% que já recebiam, tornando assim o aumento real de apenas 5%. Este grupo então começou a buscar respaldo com lideranças na ALESC e também divulgando para que todos os AEs do Estado buscassem pressionar seus deputados para que fosse alterado o texto do projeto.

 

Paralelo a isso, na mesma época, surgia o site dos Assistentes de Educação, o qual tinha por objetivo mostrar o trabalho da categoria e criar uma espécie de rede de ajuda entre todos os profissionais da área no Estado. Foi através da página on-line que houve uma divulgação do trabalho que grupo de Criciúma já realizava, fazendo com que um grupo de cerca de 35 Assistentes de Educação de diversas partes do Estado estivessem presentes na votação do PLC 015/2009, hoje Lei Complementar 457/2009, o qual trouxe a tão necessária valorização financeira para categoria.

 

alesc 2009
ALESC em 15/07/2009, após a votação da PLC 015/09

 


Surgia naquele momento um grupo distinto, com idéias ousadas e objetivos em comum.

 

Este grupo, enquanto não possuía uma forma oficial para trabalhar em prol da categoria, ficou conhecido como Comissão Articuladora, a qual se reunia para discutir idéias e buscar soluções para a melhoria da categoria.

 

ca 2010 sed

Membros da comissão articuladora em reunião com o Secretário de Educação em 2010

 

Por mais que a comissão articuladora buscasse ajuda, chegava alguns momentos em que a mesma por não ser uma entidade formalmente reconhecida, tinha as suas limitações. Foi em razão disso que surgiu a necessidade de criar uma Associação, a qual poderia responder formalmente pelos seus associados e também em alguns casos pela própria categoria.

 

2011 comissao alesc

Membros da comissão articuladora na ALESC em 2011 solicitando o Projeto de Lei que cria o

Dia do Assistente de Educação no Estado e também revendo os últimos detalhes do Estatuto da ASAESC

 

Foi mais de um ano e meio de estudos, discussões e buscas de idéias para se chegar a um Estatuto, através do qual foi possível no dia 24 de setembro de 2011, fundar a nossa Associação.

 

diretoria-conselhofiscal

Membros da Diretoria e Conselho Fiscal eleitos em 24/09/2011 durante a III CONFRAE

 

Com a Associação objetivamos não só a busca de melhoria financeira, mas sim da melhoria das condições de trabalho fazendo com que aumente a qualidade de vida destes servidores que são peças fundamentais para o bom funcionamento das Unidades Escolares do Estado de Santa Catarina.

CONTEÚDO RELACIONADO

ASSOCIADOS ON-LINE

Nenhum

BEM-VINDOS ASSOCIADOS RECENTES

Greise Oliveira Andrade da Costa
2017-11-20 Jaraguá do Sul JARAGUÁ DO SUL
Rosilda Schmitz de Oliveira
2017-11-29 Lauro Muller CRICIÚMA
Maria Terezinha Vicente
2017-11-28 Lauro Muller CRICIÚMA
Geovani Gonçalves Machado
2017-11-27 Imbituba LAGUNA
João Batista de Castro
2017-11-27 Imaruí LAGUNA
Lussane Chassot de Lima
2017-10-10 Dionísio Cerqueira DIONÍSIO CERQUEIRA
Angélica Alano Ricardo Guarezi
2017-09-20 Tubarão TUBARÃO
Crisleide Barcelos Pacheco
2017-09-20 Tubarão TUBARÃO
Zenilde Andreolla
2017-09-14 Guarujá do Sul DIONÍSIO CERQUEIRA